sábado, 29 de agosto de 2009

Entrevista : LOBOTOMIA


Velha Escola nova Escola ( Ve-Ne ) - Bom em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Lobotomia por aceitar o convite de entrevista ao meu blog e começando pelo básico qual a formação atual da banda ?

LOBOTOMIA : Lobotomia é Marco vocal, Grego bateria, André guitarra e Fralda baixo.

Ve-Ne - A banda começou a tocar em 1984 como era tocar punk e hardcore em anos de ditadura ? Como eram os shows do Lobotomia na época ? Havia muita repressão por parte da polícia também ?

LOBOTOMIA: Foi uma das melhores épocas os anos 80, quando varias tendências estavam nascendo, o punk estava praticamente no auge aqui no Brasil, New wave, góticos, etc. Os shows legais, talvez não tão divulgado como hoje e também havia as tretas em shows como é de costume acontecer quando os caras bebem demais e a repressão é a mesma que qualquer um sofre hoje em dia.

Ve-Ne- Já no ano de 1985 o Lobotomia teve participação na ótima coletânea Ataque sonoro que foi lançada pelo selo Ataque frontal já era notado que a tendência musical da banda pendia um pouco para o lado mais "metal" principalmente pelas guitarras , já no ano de 1986 lançou-se o ótimo disco "Lobotomia" que praticamente iniciou a mistura do punk com o metal o que mais tarde conheceríamos popularmente como crossover . Como foi na época a aceitação na cena punk de São Paulo e do Brasil ? Visto que vários punks tinham tretas ( brigas ) com o "metaleiros" ( headbangers) .

LOBOTOMIA: No começo eramos tachados de metal pois faziamos um som diferente do que rolava na época mas ao mesmo tempo não éramos considerados uma banda de metal pra quem curtia, estavamos no meio, mas aos poucos o crosssover sendo aceito e depois não houve mais nemhum comentario contra.

Ve-Ne- Eu particularmente acompanhava a banda desde 1988 quando no ano de 1989 foi lançado o excelente Nada é como parece e só depois de 20 anos já em 2009 foi lançado o excelente disco Extinção por que tanta demora para lançar um disco novo ?

LOBOTOMIA: Bom a banda tinha acabado no fim de 1989 e só retornou 2004...essa foi a demora.

Ve-Ne - Uma curiosidade minha em particular é que o Lobotomia sempre teve letras sempre bem escritas e bem a frente do seu tempo como por exemplo tratando de letras que falavam sobre o sionismo onde a maioria das bandas nem sabiam o que era , de onde vinham as inspirações das letras ? E agora no disco Extinção nota-se também a preocupação com a política , é uma tendência da banda ser política em suas letras ou não ?

LOBOTOMIA: No início da banda quem escrevia as letras era o Caio (vocal) e ele tinha uma noção do que realmente era a realidade do ser humano que talvez ainda nao mudou pois as letras são bem atuais ainda apesar de passar 25 anos...Nossa intenção é fazer as pessoas acordarem e não deixarem se levar pela mídia ou qqer forma de manipulação da massa...por isso nao existem escolas para os politicos usarem e abusarem do povo que sem uma educação nao sabem avaliar o que estar acontecendo com eles mesmos.

Ve-Ne - Quais foram as maiores influências e referências ( bandas ) da banda nestes anos todos sejam elas brasileiras e internacionais ?

LOBOTOMIA: Várias influências tanto brasileiras como estrangeiras como exemplo; OLHO SECO, RATOS DE PORÃO, CÓLERA, GHB, DISCHARGE, RATTUS, etc.

Ve-Ne - No ano de 1989 a banda acabou ou quase acabou e somente em 2004 volta a ativa novamente , no ano anterior em 2003 houve um lançamento no japão do primeiro disco da banda , este foi um dos motivos que fizeram a banda voltar a ativa ou não ?

LOBOTOMIA: Sim, foi o lançamento no japão que motivou a banda a voltar a tocar.

Ve-Ne - Recentemente o Lobotomia fez sua primeira turnê européia , como foi a aceitação do público perante ao Lobotomia ? E como foi essa turnê para a banda ?

LOBOTOMIA: Foi nossa primeira turnê lá fora e apesar de ter havido esse hiato de 14 anos sem banda, fomos muito bem recepcionados e a repercussão foi ótima, muitos comentários de agradecimentos por nós estarmos lá tocando e realizando o sonho de muita gente que queria ver o lobotomia .

Ve-Ne - O que a globalização trouxe de positivo ou negativo para o punk e o hardcore na opinião do Lobotomia ?

LOBOTOMIA: Acho que de negativo não tem nada pois antigamente usavamos o correio para saber das novidades, hj em dia não é só ligar o computador e pronto, tá tudo ali...rs

Ve-ne - Bom Lobotomia gostaria de fazer inúmeras perguntas mas vou ficando por aqui , agradeço a oportunidade que foi me dada de entrevistá-los e conhecer um pouco mais sobre uma das bandas punks brasileiras que mais e ainda continua me inspirando até hoje , seja por letras , som e atitude , deixem uma mensagem para os fans brasileiros e digam o que quiserem , o espaço é de vocês :

LOBOTOMIA: O que queremos é que VOCÊS não fiquem parados, não se deixem levar pela opinião dos outros seja você mesmo, não use aquela frase que mais vemos na ruas ( PORQUE VC USA ESSA ROUPA OU PORQUE VC ESCUTA ESSA MÚSICA E ELA RESPONDE...AHHH PORQUE TODO MUNDO USA OU ESCUTA...NÃO SEJA ASSIM TENHA SUA PRÓPRIA OPINIÃO MESMO QUE VÁ CONTRA AS IDÉIAS ALHEIAS....OBRIGADO, LOBOTOMIA.

Contato com Lobotomia / Contact with Lobotomia / Contacto Lobotomia :

Myspace : http://www.myspace.com/lobotomiahc

E-mail : lobotomiahc@hotmail.com

3 comentários:

Comentários x Comments