sábado, 24 de abril de 2010

Entrevista : BESTHÖVEN


1 - Velha escola X Nova escola ( VE-NE ) - Bom em primeiro lugar gostaria de agradecer a banda pela oportunidade de entrevistá-los visto que a banda é bastante pedida no blog , mas como de costume não posto nada de atual e sim apenas sons fora de catálogo, mas recentemente postei as duas primeiras demos de vocês e o retorno de felicitações foi muito grande . Enfim vamos começar, qual a formação atual da banda ?

Apenas eu Fofão gravando todos os instrumentos sozinhos....compondo e fazendo todas as artes também...com exceção do novo 10 polegadas q tem o desenho do amigo Murilo=UNFIT SCUM na capa e o split ep com a BETON que foi feita por eles e inclui outra arte de Murilo na contracapa....

Bom eu montei uma formação temporária pra um show em 2005 comemorando os 15 anos de banda....mas ai foram pintando outros shows e tocamos até 2008....logo após a gravação do dvd eu terminei com essa formação e continuo meu trampo só....

2- VE-NE - A banda foi formada em 1990 de lá para cá já se passaram 20 anos de som , a banda tem uma longa história nacional , o que mudou de bom para a banda em todos esses anos que se passaram ?

Acho que a experiência que consegui principalmente em studio que onde passo a maior parte da historia da banda... já que não faço mais shows ao vivo como uma banda normal... mas levo um trampo com uma “BANDA de um homem só”,também porque considero a BESTHÖVEN como uma banda e não apenas um “projeto” desde que projetos tem vida curta e tals...e esse trampo já está chegando aos 20 anos e tals...

Hoje gasto muito menos tempo em studio e produzo muito mais sem perder a qualidade saca??....e também como sou muito fechado me limito a realizar apenas as coisas que gosto de fazer...então estar sempre compondo e ter essa abertura e contatos com selos de vários paises querendo lançar meus trampos é muito foda cara.....

Já quebrei a cabeça demais com formações e mudanças de membros esses tempo todo .e também em algumas outras bandas q toquei aki é claro....e isso é muito chato e desgastante quando você coloca uma pessoa nova na banda então tem voltar atrás e ensinar as musicas antigas, ensaiar...etc....estando sozinho continuo avançando saca?? Componho vários sons novos e estou sempre gravando coisa nova na mesma linha sem perder a caracteristica do trampo...e sem me preocupar com gente que fura ensaio por exemplo...hahah....e também não gosto de ficar a vida toda tocando apenas as mesmas músicas saca???....

3 - VE-NE - Hoje o Besthoven é uma grande referência do crust/d-beat e crust nacional assim como lá fora em outros países o reconhecimento também é grande ? Como é a aceitação da banda em outros países ?

Putz, pra falar a verdade a aceitação lá fora é enorme cara....as vezes nem acredito onde consegui chegar saca??...pra falar a verdade a banda só foi “reconhecida” no Brasil depois que explodiu lá fora....pra falar a verdade nem sei se ela é realmente reconhecida por aqui.....

Mas continuo abismado com tanta gente que me escreve por email, myspace, e cartas a mão ainda(o que é muito bom!!!) de tantos paises mundo a fora....a maioria de meus contatos é no exterior...gente que me manda foto usando uma camisa da banda...ou um vídeo tocando uma musica da banda,por exemplo...entrevistas...e gente o tempo todo querendo adquirir materiais da banda....etc....

Com certeza lá fora a banda é tida como algo realmente grande ,sério e sincero...como é na verdade...muito respeito e admiração que eu comprovo todos os dias,quando recebo pacotes de fora,emails e mensagens no myspace também...que atravessa a marca de 200 mil visitas agora...para se ter um idéia...então tudo isso é muito gratificante saca?

Puta meu...sem palavras para descrever tudo isso....

4 - VE-NE - A cena punk/crust/d-beat brasileira já foi melhor ou está melhor no ponto de vista de vocês ? O que poderia ser feito para melhorarmos mais a nossa cena aqui no Brazil na sua opinião ?

Não acredito que existe ou já tenho existido uma “cena” crust no Brasil....até alguns anos atrás,apenas algumas bandas estavam nessa linhagem cultural,além da BESTHÖVEN apenas o DESASTRE e a NEUROSE URBANA, e é claro algumas outras poucas bandas como a SCUM NOISE que já fazia crust há muito tempo também...e algumas bandas como HECATOMBE NUCLEAR do Rio e CARCARÁ CORE de PB como por exemplo....

É claro que bandas brasileiras antigas como ARMAGEDOM/LOBOTOMIA & SKARNIO,como também o OLHO SECO já haviam lançados discos muito bons com essa pegada do CRUST / D-BEAT também,com temas e musicas caóticas...

Hoje continua apenas um pequeno numero de bandas que traçam essa linhagem de som...acho legal o NUCLEAR FROST,LIFELOCK,D-ESCRESING LIFE,DEATH FROM ABOVE....

Mas sinceramente não consigo enxergar uma “cena crust” assim dizendo saca??

E espero sinceramente que ninguém invente de criar algum tipo de “grupo ou coletivo crust” por exemplo...essas paradas as vezes só uniformizam as coisas saca??

Quero ter liberdade pra ouvir RAMONES,SARCOFAGO OU BEETHOVEN se eu quiser...saca?? e não quero ninguém me cobrando comportamento tipo ”você é crust e não pode fazer isso ou aquilo....” nem com o caraio....

Agora o que pode ser feito pra melhorar a cena no Brasil??? Putz,sinceramente eu não faço a mínima idéia cara...sou muito isolado,eu quase não vou mais a show,nem sei o que anda rolando por aí...sinceramente não posso falar nada...me desculpe....

5 - VE-NE - Vocês no começo da banda cantavam as músicas com as letras em português e hoje cantam os seus sons em inglês , qual o principal motivo para essa mudança ? A aceitação do público continuou a mesma aqui e lá fora ?

Bom no inicio era tudo em português...e aos poucos surgiu o inglês...mas ainda tenho sons em portugues embora 90 por cento seja em inglês....tenho até algumas que canto nas duas línguas português e inglês junto como “midnight and tem” e “a maldição dos corvos” por exemplo....

Foi um baguio natural cara....a maioria das bandas que gosto cantam em inglês,varias bandas antigas suecas com ANTI-CIMEX,CRUDE SS....e bandas japonesas como a DISCLOSE/BATTLE OF DISARM...etc.....

Então foi natural a mudança....compor em inglês é dá hora....e o baguio fica mais parecido com uma banda sueca por exemplo do que com uma banda do brasil.....

Mas,como disse,foi uma mudança natural e ainda tenho vários sons em português também....

Esse fato de cantar em inglês não mudou nada quanto a aceitação lá fora....a banda fez muito “”sucesso”” lá fora muito antes de começar a cantar em ingles...e outra coisa,o pessoal lá de fora gosta muito de bandas brasileiras,e sim bandas que cantam em português....

Então acho q essa mudança que foi super natural em nada afetou o baguio saca?...

Sou meio louco e qualquer hora apareço com um disco novo só com sons em português...

Agora,quanto a “aceitação aqui” novamente devo afirmar que é meio estranho...tenho alguns bons amigos q sempre entram em contato,compram materiais e tals...mas sinceramente ainda não sei que impacto a BESTHÖVEN tem no Brasil......

6 - VE-NE - As suas letras são bastante politizadas, qual a importância da política no punk para vocês ?

Nenhuma....realmente nenhuma...não considero de forma alguma minhas letras politizadas...muito pelo contrario....não estou reclamando da “sociedade” nem falando para as pessoas o que elas devem ou não fazer....não estou escrevendo letras diretas xingando o governador por exemplo....ou coisas assim....

Minhas letras são narrativas,poéticas e realistas apenas....como uma navalha retalhando um rosto....como ler a pagina de um jornal trágico e sangrento....

O fato como ele é e sem retoques....

Não estou mandando ninguém ir concertar o mundo....e bla bla bla....

Até mesmo porque não acredito nessas coisas....não acredito em anarquia e nem que o mundo vai ser um lugar bom de se viver.....

Política não serve pra nada.....religião também não...

Esse mundo é uma merda de caos fudido...e o homem é a desgraça dele....

Falo de guerra porque creio que foi a pior coisa que a bosta da humanidade criou....

7 - VE-NE - A diversidade brasiliense de bandas sejam elas de hardcore , punk , metal, crust entre outros estilos é muito grande , a cena brasiliense é igualmente unida neste aspecto ou não ?

Sei que há pessoas muito legais e ativas aqui cara...gente do corre que organiza evento com a cara e a coragem saca?...algumas distros com discos bons por preços bons também....algumas bandas já há muito na ativa como a MALTRAPILHOS por exemplo....

A galera sempre toca junto nos eventos onde você vê essa variedade de estilos de som também e tals...e dificilmente rólão tretas,então sim,claro que sim,rola uma parada legal e unida sim....

8- VE-NE - O que representa o D.I.Y. ( Faça você mesmo ) na vida de vocês ?

Puta quanto a banda acho q posso me espelhar no lance de não depender de ninguém para continuar meu trampo...ou seja...faço tudo eu mesmo na banda!!!

9 - VE-NE - Vejo que vocês (assim como eu ) são grandes fans do Discharge . Qual a importância do Discharge para o punk no ponto de vista de vocês em matéria de sons e letras ?

Bom,eu sou fã do VELHO DISCHARGE apenas...incluindo seus discos de metal e hard rock também,ou seja tudo que tem o CAL nos vocais....atualmente eu não gosto mais de DISCHARGE desde que inventaram de colocar o RAT do VARUKERS na voz....eu gosto de VARUKERS acho ducaralho e o RAT faz um bom trampo lá!! Mas ele nada tem haver com o DISCHARGE....eu sinceramente preferia ver o CAL tocando com uns 3 meninos de menor...tocando rock doidão ou hard rock....do que ver um DISCHARGE sem o CAL cara....

É meio estúpido,imagina o REDSON cantando no R.D.P. ou o gordo cantando no CÓLERA??? Não seria estranho pra caraio?? É mais ou menos o que eu acho dessa re-encarnação do DISCHARGE sem o CAL....

Pra min DISCHARGE foi foda por muitos motivos e em muitos aspectos...os caras definitivamente inventaram o hardcore cara.....e foram a grande influencia em todo o mundo pra uma coisa muito maior e mais forte....dezena de bandas suecas,japonesas,brasileiras,etc...ja no inicio dos anos 80 estavam seguindo os passos daquilo que eles desencadearam...a sonoridade repetitiva e densa....os vocais desesperados ,as letras caóticas sobre as guerras do vietnã,primeira e segunda guerra tbm,etc...e todo o aspecto gráfico do discos com imagens reais das atrocidades de guerra...foram algo inimaginável que eles tiveram a moral de condensar em um trampo único....a originalidade dos caras foi muito foda....tanto que até hoje continuam sendo referencia nos 4 cantos do mundo....e não apenas no meio punk.....

10 - VE-NE - Teria milhares de perguntas, mas o meu padrão aqui é de somente 10, portanto gostaria de agradecer e muito a boa vontade da banda em responder as minhas perguntas e como um grande fan da banda que sou desejo a vocês mais uns 20 anos de banda para mais e por favor deixem sua considerações finais e falem a vontade o que quiserem . Grande abraços e até breve .

Puta veio,eu que agradeço aí pela entrevista ok??

Quem tiver afim de adquirir alsguns matérias da banda eu atualmente tenho para distribuir=

+” A BOMB RAID...” CD OFICIAL DISCOGRAFIA 2002-2004(27 SONS,INCLUI 2 INEDITOS,MAIS VIDEOCLIP BONUS,12 PAGES DE ENCARTE...)

+BESTHÖVEN/BULLET FRENZY/ELIMINATE/ANTIMASTER 4 WAY COMP. EP

+BESTHÖVEN/BETON SPLIT EP

+“DIS IS HELL…” DVD-R ( 2 SHOWS COMPLETOS….)

Além de sempre pegar coisas de fora pra distruibuir é claro....

Acaba de sair o novo e primeiro 10 polegadas da BESTHÖVEN também!! E a versão em tape oficial do LP “SEEKING SHELTER IN THE DARKNESS OF WAR”…

Interessados mande um e-mail em=

discordiarecords@hotmail.com

visitem meu blogzine=

www.vxpxzine.blogspot.com

curtam os vídeos em=

www.youtube.com/vxpxzine

visitem=

www.myspace.com/besthoven

e é isso aí!!

DIS,CHEERS AND BEERS!!!

Fofão Discrust.

3 comentários:

  1. Muito foda o som do Besthöven!
    Pra mim está entre as banda mais fodas atualmente, que sempre tá lançando novidades e tals...

    E concordo c/ o Fofão, a CENA quem faz é cada um, sozinho e por si...

    Abraço.

    thrashpunxcrew.blogspot

    ResponderExcluir
  2. Fofão é um exemplo a ser seguido por todos nós dentro da desta "cena" punk/hardcore. Nunca esperar nada de ninguém , faça você mesmo .

    ResponderExcluir
  3. Besthoven é muito bom cara!!!
    Valeu pela entrevista!
    Sanddro Neiva
    www.pervitinfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários x Comments