sexta-feira, 17 de julho de 2009

Entrevista com a banda Bandanos



1 - VE-NE ( Velha escola - Nova escola ) - E aí Bandanos , obrigado por aceitarem o convite da entrevista no meu blog e vamos iniciar os trabalhos , qual a formação atual da banda ?


Marcelo Papa – E ai, mano, firma total? Faz um bom tempo que estamos com a mesma formação, que é : Marcelo Papa na guitarra, Alexandre Bucho no baixo, Cris na Voz e Luciano na batera.


2 – VE-NE - A banda foi formada em 2002 com membros de conhecidas bandas paulistanas como Point of no Return , No violence , Questions ,Rot e Warhate , cada membro de sua respectiva banda trouxe influências musicais de suas bandas de origem para o Bandanos serem o que musicalmente são hoje ?


Marcelo Papa – Eu creio que sim. Na verdade, todas as outras bandas que tocamos, sempre estiveram ligadas ao Punk. Minha primeira banda que deu certo,Lá no meio dos anos 90, o Stand Of Living, que inclusive o Cris tocou baixo, tinha uma forte influência de crossover , misturado com hardcore NY. Sinceramente, sempre disse que pra ter uma banda como o bandanos, não é fácil. As vezes demoramos anos pra encontrarmos as pessoas certas e encaixar as idéias, acho que isso acontece agora.


3- VE-NE – A banda é altamente influenciada por crossover , principalmente da cena de Venice Beach , Califórnia dos anos 80 . Qual a importância das bandas de crossover daquela região e de outras da mesma época para o Bandanos hoje ?


Marcelo Papa – Sem elas ,simplesmente não existiríamos...hehehe.

Mano, acho que posso falar por todos da banda. Toda aquela parafernália com bandanas, bonés com aba pra cima, skate tubarão e etc, nos encantam até hoje. É como voltar no tempo e imaginar que aquilo que você sonhava a 15 ou 20 anos atrás, se torna um pouco real hoje. Eu me lembro de quando vi o clipe de “ you can´t bring me down” pela primeira vez... caralho!!! Eu pirei, mano!! Imagina você, molekote, skatista em potencial ( nem tão potente assim em cima do skate...haha), vendo um monte de membros de gangues, passando informação de um local secreto onde o Suicidal, até então, banido de L.A., estava tocando e todo mundo correndo pra lá?!!

O lado “ganguista” do crossover de L.A, aliado ao crossover mais durão de NY, são referências musicais e estéticas pra nós.


4- VE-NE – Em 2003 e 2005 foram lançadas demos uma em cada ano respectivamente na qual foram muito bem aceitas na cena brasileira , em maio de 2007 chegou para nós o excelente split com o Destruction’s End de nome Thrash from the Dead e logo na sequência em junho de 2007 lançaram o fodido “We crush your Mind with the Thrash Inside” . Hoje estamos em 2009 , em seis anos de banda e com excelentes trabalhos lançados o que mais falta para o Bandanos ?


Marcelo Papa - Eu aprendi, nesses anos todos de banda, que não podemos esperar muito. Fiquei bem surpreso com a aceitação do bandanos nesses últimos anos, pois, me lembro bem do começo de tudo, onde muita gente nos tirava de retros, falando que isso que fazíamos já tinha passado e dando risada do visu do Cris nos shows. Curiosamente, anos depois, muita gente que metia o pau, montou banda de Crossover, começou a colar nos nossos shows, adotando a vestimenta.

Hoje em dia, eu não imagino coisas mirabolantes pra banda, só quero continuar tocando com os mesmos caras por muito tempo, pois eu realmente acho que cada um da banda é fundamental pra nossa vitalidade musical. O que eu vier, é lucro, mano!hehehe...


5- VE-NE – Com a união dos selos brasileiros Pecúlio Discos e Cospe Fogo e o americano 625 Thrashcore para lançarem o 1° disco da banda o que trouxe de benefícios para a banda terem 3 importantes selos lançando a banda ?


Marcelo Papa – Acho que todo mundo se beneficiou, já que duas prensagens do disco se esgotaram rapidinho. Claro que a distribuição dos caras é brutal e isso ajuda bastante. No Brasil, o Thiago e o Boca mandaram bem na distribuição, e o Max tornou a coisa mundial, em todas os sites legais de hardcore, saíram resenhas nossas e todas as lojas on line, tinham nosso disco disponível.


Luciano – Mas um fator que ajudou os discos saírem bastante é a banda ter tocado muito. Assim que saiu o cd nos agendamos uma tour pro ano todo, tocando do centro-oeste até o sul do pais e depois repetimos a dose ano passado, com isso chegamos até uma segunda prensagem coisa rara nos dias de hoje. O segredo é esse sair tocando, estar na estrada.


6- VE-NE – Nos anos 80 frequentávamos vários shows punks com bandas de metal e inclusive bandas de crossover , mas nos anos 90 deu meio que uma parada , mas agora está voltando com tudo esses shows mistos ( Thrash , hardcore/punk ) , é importante para a cena continuar com essa idéia de união no ponto de vista de vocês ?


Marcelo Papa – Eu acho que sim, desde que não seja uma lance meio hipócrita manja? Tem muita gente que fala de união, mas morre de inveja se a banda tal vai pra Europa, se consegue um selo legal pra ser lançado e etc. O Bandanos foi muito bem acolhido pelo publico Thrasher, assim como o Violator é muito querido no meio Punk. Gosto muito de tocar com bandas de vários estilos, esse resgate de shows nos “padrões” anos 80 é importante, algo como a verdurada tenta fazer em algumas edições do evento.


7 – VE-NE – Qual a diferença do crossover anos 80 para o crossover atual feito em 2009 na ótica dos Bandanos ? Mudou muita coisa ? O Espírito ainda é o mesmo ?


Marcelo Papa – Acho que incluímos muitas outras referências ao nosso som. Antigamente, você mesmo sabe o quanto era complicado comprar discos e até mesmo conseguir uma fitinha da banda que você gostava. Me lembro de copiar a cópia da cópia da cópia do “ join the army”. Eu tinha umas fitinhas tão podres que dava nojo...hahaha. Mas porra, como eu pirava com meu walk-man, indo pra escola as 6 da matina, pegando busão lotado. Aquilo ali era um exercício pra mente.

Hoje, tudo é muito fácil, claro. Pegamos toda a discografia de todas as bandas que nós crescemos escutando, em dois dias. Hoje temos muitas bandas que , como nós, bebem na fonte do crossover thrash, mas podemos notar nitidamente, uma espécie de evolução, mesmo sem perder as raízes. Acho que espírito é outro, pois, por mais retro que você queira soar, hoje em dia os equipamentos de gravação e instrumentos, evoluíram muito. Sempre buscamos gravar em rolo, pra manter um pouco desse timbrão antigo, mas muitas bandas já gravam em formato digital, pelo preço mais barato e a facilidade de gravação.


Luciano – Acho que o espírito é diferente por que nós participamos das coisas do final dos 80 começo de 90 então soa mais natural. A molecada hoje tenta recuperar aquele tempo mas não é a mesma coisa. Como o papa disse hoje você sabe o que ta pegando no mundo em segundos, assiste sua banda favorita na hora no youtube Antes tínhamos que esperar meses ou anos pela novidade . hoje temos que lidar com essa facilidade e entender a cabeça da molecada que já foi criada nisso.


8 – VE-NE – Vocês já tocaram em várias partes do Brasil como por exemplo , São Paulo , interior paulista, Rio de Janeiro, Centro-Oeste e Sul do país , inclusive em 2008 uma mini turnê no Chile. Uma Tour no nordeste e norte do país seria viável ou não ? E apenas para complementar turnê internacional novamente ? Talvez Europa ?


Marcelo Papa – Mano, as vezes acho que é mais fácil ir pra Europa do que pro nordeste...heheh. Por diversas vezes, estivemos com tudo planejado, mas sempre deu merda. É muito caro ir pra lá e como todos nós trabalhamos, só seria viável se fossemos de avião.

Os shows no Chile foram incríveis, queríamos muito voltar esse ano.Talvez role. Estamos terminando de agendar a tour pela Europa e em novembro já temos agendado um show no Paraguai. Esse segundo semestre promete, vamos esperar...hehe.


9- VE-NE – Atualmente a falta de espaços para shows no Brasil está fazendo a cena ficar um pouco inativa mas por contra partida há membros do Bandanos que promovem o ótimo festival Night of Living Thrashers que ocorre em São Paulo com bandas de Thrash metal , crossover e hardcore . Qual a importância de festivais como esse para as bandas? Como por exemplo o próprio Bandanos .


Marcelo Papa – Eu acho que nunca tivemos muitos lugares pra tocar mesmo, mas esses últimos meses a coisa piorou. A própria Verdurada vem sofrendo com a falta de local pra fazer os festivais. O Night, feito pelo Thiago da Cospe Fogo e pelo Cris, buscou uma outra fórmula pra continuar existindo. A estrutura montada é acima da média, com equipamento bom, divulgação forte e mantendo a vertente crossover/ thrash. Os caras escolhem a dedo as bandas que tocam em cada edição, seguem uma linha de pensamento diferente dos outros festivais, ou seja, apenas bandas de crossover e thrash metal tocarão no festival. Pra todas as bandas que se enquadram nesse estilo, o Night precisa continuar, mas não é uma tarefa muito fácil, as vezes, o problema mais simples, se torna gigante nesses festivais. Por exemplo, você chega pra uma banda e fala que o tempo dela no palco acabou, mas os caras fazem de conta que não escutaram, atrasando tudo e prejudicando as próximas que virão. Outras bandas, que estão no cenário a menos de 6 meses, reclamam que só deram água e que eles queriam mesmo era cerveja na hora do show. Lembra aquela pergunta sobre o espírito ter mudado? Então...heheheh. Até hoje as pessoas negam água pra gente nos shows, e todos do Bandanos tem mais de 15 anos tocando em bandas, imagina se fossemos reclamar de tudo que deixaram de dar pra gente? Hahah...


10- VE-NE – Bom vou ficando por aqui e gostaria de agradecer o Bandanos pela entrevista e deixar o espaço em aberto para dizerem o que quiserem menos xingar minha mãe hauahuahuahua , brincadeira , boa sorte a banda e até uma próxima oportunidade , obrigado .


Marcelo Papa – Valeu mesmo pela entrevista, é sempre um prazer responder as perguntas, ainda mais quando surgem de pessoas que conhecemos a tanto tempo quanto você. Se cuida ai, truta! Nos esbarramos nos shows.


OBS- Esse fim de semana tocaremos no Night Of the Living Thrashers, ao lado da revelação do crossover europeu, os suecos do Dr.Living Dead. O show será no Inferno Club.( 18/07/2009 as 15:00 hs no Inferno club ).


Contatos com o Bandanos / Contacts with the Bandanos : http://www.myspace.com/bandanos

If you can help us and book some shows in your country, please, contact us by myspace
or
Andreas - Thrashbastard Booker Agency:

thrashxbastard@yahoo.de

http://www.myspace.com/thrashbastard_

Thanx
Luciano & Bandanos


BANDANOS Europe tour 2009 - Dates

Mo 10/8 germany – berlin HELP NEEDED!!!
Th 11/8 germany – HELP NEEDED!!!
We 12/8 germany – luebeck TBC
Th 13/8 germany – hamburg/hafenklang w/reagan youth
Fr 14/8 germany – festival bad klosterlausnitz/muna
Sa 15/8 germany –roznov pod radhostem/punk picnic w/see you in hell, telefon, solid decline
Su 16/8 czech rep – prague/motoraj w/v.o.h., see you in hell, solid decline
Mo 17/8 czech rep/slovakia/austria
HELP NEEDED!!!
Tu 18/8 slovakia - bratslava obluda klub
We 19/8 romania – timisoara w/gg elvis
Th 20/8 hungary - festival eger/egrix club
Fr 21/8 hungary - tapolca
Sa 22/8 italy - trento TBC

Su 23/8 italy - bologna
Mo 24/8 italy/switzerland
HELP NEEDED!!!
Tu 25/8 france – nommay
We 26/8 france –nancy
Th 27/8 belgium – messancy/rider park
Fr 28/8 belgium – ieper festival
Sa 29/8 belgium – brussels/dada café w/hello bastards
Su 30/8 belgium - gent TBC

Mo 31/8 holland
HELP NEEDED!!!
Tu 1/9 holland – leiden/sub071 w/the shining, hello bastards
We 2/9 germany – osnabrück/münster
HELP NEEDED!!!
Th 3/9 germany HELP NEEDED!!!
Fr 4/9 denmark – copenhagen/sweden - malmö HELP NEEDED!!!
Sa 5/9 sweden – gothenborg HELP NEEDED!!!
Su 6/9 sweden – malmö/denmark - copenhagen HELP NEEDED!!!
Mo 7/9 germany – berlin HELP NEEDED!!!
Di 8/9 germany – rostock/jaz w/ asshole parade TBC
Mi 9/9 germany – leipzig HELP NEEDED!!!
Do 10/9 germany - leipzig/liwi w/in defence, ss20
Fr 11/9 germany HELP NEEDED!!!
Sa 12/9 germany - mannheim HELP NEEDED!!!

Bandanos ao vivo / Bandanos live :


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários x Comments