segunda-feira, 25 de maio de 2009

Entrevista com a banda Desalmado.

Desalmado

O Blog Velha Escola XXX Nova Escola através de mim mesmo fará entrevistas com bandas na qual estão se destacando no cenário nacional ou mesmo sejam do meu gosto pessoal e merecem um destaque , começarei com o Desalmado que é uma banda de São Paulo que faz um grindcore nervoso e sem frescuras . Para quem quiser conhecer mais a banda o ep do Desalmado "Hereditas"já foi postado aqui , não deixe de conferir e vamos ler a entrevista que foi feita com Estevam romera que é guitarrista da banda , confira :


Velha escola- nova escola ( VE-NE ) - Qual a formação atual da banda e quem passou pela banda também durante esses anos ?


Desalmado - Caio Augusttus - Vocal, Estevam Romera - Guitarra, Maria Piti (ex-CPL2, Caixa Prega) - Baixo, Ricardo Nutzmann (ex-RHD) - Bateria e Bruno Leandro - Guitarra


VE-NE - A banda teve início de suas atividades em 2004 de lá para cá foram 5 anos e 2 discos lançados sendo que um cd o el fuego lançado em julho de 2006 e o ep Hereditas lançado em março de 2008. Como foi a recepção na cena nacional e mundial desses lançamentos ?


Desalmado - O disco "Desalmado" lançado ainda quando a banda se chamava El Fuego considero mais uma demo na verdade.. serviu mais para vermos qual seria a sonoridade definitiva da banda. O "Hereditas", já como Desalmado, é um lançamento de verdade. Gravamos no Pucci (estúdio do batera do Paura) e ficou com um som de primeira.
Sempre recebemos muitas críticas positivas desse trampo. Tanto aqui quanto lá fora. Os gringos (especialmente na Europa) curtem bastante o som e temos planos de fazer uma tour por lá logo mais.
Interior de SP também curte bastante o som. Tem uma cena legal por lá que é pouco explorada pelas bandas de SP.


VE-NE - Com a chegada da internet abriu-se muitas portas para divulgação de trabalhos e shows mas por outro lado abriu-se também o compartilhamento de discos de bandas do faça você mesmo , sabemos o quanto é difícil uma banda do underground gravar alguma coisa , fora ensaios , instrumentos e etc . Até que ponto isso tudo prejudica ou não a banda ?


Desalmado - Não acho que há nada na internet que possa prejudicar uma banda, a não ser quando é má utilizada. É um lance legal que tá aí (quase) de graça pra todo mundo mostrar o trampo de igual pra igual. Pega o MySpace por exemplo, todo mundo tem o mesmo espaço, seja Slayer, seja Desalmado. O que muda mesmo é a qualidade do trampo que você coloca no ar.
Aqui no Brasil é foda gravar um lance legal e ter equipos bons. Mas acho que está melhorando. Já foi muito pior.
Hoje você tem um estúdios como o Pucci, Da Tribo e vários outros que são praticamente especializados em som extremo e fazem um trampo de qualidade comparavel ou até melhor que gringo.
O foda mesmo é que o underground aqui no Brasil, na minha opinião, é um pouco desorganizado.
Tá cheio de banda boa e só internet não basta para divulgar.
Quantos shows que rolam por aí que não dá nem meia-duzia pagando ingresso?
Todo mundo prega união e o caralho mas a real é que é cada um por si. Tem que ralar e muito para conseguir as coisas e fazer parte das panelinhas que tem por aí. Sobrevive quem faz o lance de verdade, se dedica e corre atrás.


VE-NE - No ep Hereditas a banda canta em português o que acho super louvável por sermos brasileiros e além de ficar mais acessível as letras para a grande maioria que não domina o idioma inglês na cena , até que ponto isso atrapalha ou mesmo ajuda a banda na divulgação de seus trabalhos no exterior ?


Desalmado - A gente não pensou se seria positivo ou não para a banda cantar em português. Só escolheu fazer letras em português porque é o mais natural e porque a gente tem uma mensagem para passar. E sendo assim, que a mensagem seja clara.
Seja em português, latim ou alemão. Quem se identificar com a banda vai lá pega um dicionário e vê se as idéias da banda tão coerentes com as suas.


VE-NE - A banda tem na formação uma mulher , a Maria Piti no baixo , antigamente era muito raro mulheres em shows e muito mais tocando em bandas como o próprio Desalmado , o machismo na cena começou a ruir de uns anos para cá ou mesmo as mulheres começaram a tomar a frente e enfrentar o preconceito , assim como a própria homofobia está caindo por terra , qual a sua opinião sobre as mulheres e seus feitos durante esses anos e o que pode ser feito para acabar de vez com o machismo e a homofobia dentro da nossa cena ?


Desalmado - Respeito. Machismo = falta de respeito. Acho que a cena de música pesada, principalmente underground, é uma das poucas onde todos são tratados como iguais. Porque respeitamos e somos esclarecidos. A maioria das outras "cenas" só tem mulher no palco como objeto.
E o mérito real é da mulher que fez questão de mostrar que é tão competente quanto o homem em vários aspectos e se impôs como igual.
Mesma coisa para opção sexual e raça. Enquanto a pessoa assumir o papel de excluído e rejeitado que a sociedade impõe, é assim que ela vai ser tratada.
Antes da Maria entrar no Desalmado, a Ana Paula tocava baixo. E quando a Ana saiu fizemos questão de manter uma representante feminina no baixo. A Maria entrou no final de 2008 no Desalmado. Se encaixou nas idéias da banda, no som e manda bem pra caramba nas palhetas grind.


VE-NE - A política no Brasil não é levada a sério pela maioria da população e muito menos os mais jovens, na cena underground fala-se pouco ou quase nada sobre esse assunto , o Desalmado abraça a causa política de uma forma ou de outra ?


Desalmado - O problema é muito maior, não é só na política. Eu acredito no exemplo e na educação. Acredito no indvíduo que sabe viver em sociedade. Eu não roubo, não passo ninguém para trás, não prejudico ninguém para me beneficiar e ensino isso para minha filha, como meu pai me ensinou e assim vai. Se os pais dos filhos da puta que estão no poder tivessem feito isso não estariamos na situação que estamos hoje. O problema é que a nossa sociedade cria pessoas individualistas que passam por cima um dos outros em busca do benefício próprio.


VE-NE - Este blog apoia a libertação animal e a libertação humana , a banda é envolvida nestas questões de alguma forma ? O que pensam sobre este assunto ?



Desalmado - Não somos envolvidos diretamente, ninguém da banda faz parte de nenhum movimento específico. Acho que as duas respostas acima mostra o que pensamos. Somos contra qualquer tipo de exploração/covardia com humanos ou animais.


VE-NE - O que esperar do futuro em relação a banda ? Mais shows , mais lançamentos , tours ?


Desalmado - Atualmente estamos compondo nosso primeiro disco. Já temos 5 ou 6 músicas. Pretendemos chegar a 12 e gravar ainda este ano para lançar em 2010. Estamos em busca de selo ou apoio para o lançamento.

O EP Hereditas é uma boa referência do que está por vir. Não mudamos nosso estilo para fazer mais shows ou conseguir selo.
Shows que pintarem informamos no nosso site (www.desalmado.com.br) e aceitamos tocar em qualquer lugar que quiserem nos ouvir. Só chamar: contato@desalmado.com.br


VE-NE - Bom vou terminando por aqui e gostaria muito de agradecer a paciência de responder todas as perguntas e desejo-lhes vida longa e próspera a banda e se quiserem deixar algum contato para shows , venda de material , fiquem a vontade , valeu e até a próxima .



Desalmado - www.desalmado.com.br tem tudo. Nós que agradecemos o contato e o apoio. É disso que a cena precisa.

3 comentários:

  1. Du caraleo o blog! Parabéns... Mais du caraleo ainda o Desalmado, vou baixar o play dos caras aqui!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, ouvi a banda no myspace e achei maravilhosa! Parabéns pro blog e pra banda!

    ResponderExcluir

Comentários x Comments