sexta-feira, 19 de junho de 2009

Entrevista com a banda Agrotóxico



1 - VE-NE ( Velha escola - Nova escola ) - E ai Agrotóxico é uma honra ter vocês por aqui nesta entrevista e começaremos com o básico qual a formação atual da banda ?

A honra é toda nossa, agradecemos pelo convite. Depois de diversas mudanças, acho que encontramos nossa formação ideal com: Jef (Baix/Voc), Marcos (Guit/Voc), Arthur (Guit/Voc) e Pedro (Bat.).

2- VE-NE - A banda teve suas atividades inciadas em 1993 e se passaram aí 16 anos , para uma banda brasileira é considerado muito tempo visto que a maioria das bandas não passam dos dois anos de existência , qual o segredo de uma banda durar tanto tempo como vocês ?

As coisas aconteceram naturalmente, acho que se fossemos perguntados quantos anos duraria a banda, nunca imaginaríamos que chegaria a tanto, mas o fato é que sempre tocamos descompromissados com fatos externos ao Agrotóxico e buscando alcançar novos objetivos como discos mais bem feitos, shows mais bem organizados, turnês melhores, etc., e isso manteve a banda sempre viva. Além disso, o hardcore pra nós é um estilo de vida e não algo passageiro como é pra muita gente, e sendo assim, pra nós é natural que a banda esteja durando tanto tempo.

3- VE-NE - A banda sempre teve em suas letras a política bem acentuada , a política e o ativismo caminham lado a lado para vocês ?

Particularmente eu acredito que não dá pra desvincular o Punk de uma atitude e um ponto de vista políticos, pois se fosse assim, este não seria nada além de um estilo de música qualquer, como o pagode, por exemplo. Desta maneira, acredito que quando você opta por criar uma banda nesse estilo, é natural que ela tenha algum engajamento político e libertário, pois do contrário, ainda que a música em si seja boa, se a banda for apolítica ou com ideais conservadores, jamais poderá se intitular “Punk” ou “Hardcore”.

4 - VE-NE - Com a chegada da internet muitos selos fecharam as portas por causa dos downloads até mesmo de cds nacionais ,até que ponto isso tudo prejudica ou não prejudica o Agrotóxico ?

Isso prejudica não só o Agrotóxico, mas a cena como um todo, que sempre sobreviveu com grande dificuldade. É evidente que a possibilidade de conhecer novos sons ou encontrar álbuns fora de catálogo foi um grande benefício trazido com os downloads, mas o fato é que tem sido usado com extremo exagero, pois atualmente grande parte das pessoas simplesmente se esquece que para que um disco seja lançado, a banda tem que investir em ensaios, instrumentos, gravação, prensagem, distribuição, etc. e tudo isso a um alto custo, e assim, se as pessoas simplesmente “baixarem” o CD, isso fatalmente impossibilitará que estes custos sejam cobertos, o que em médio prazo sufocará a própria cena, impedindo novos lançamentos, fechando selos, lojas, etc., o que, como você bem disse, já tem acontecido em grande número.

É importante que as pessoas façam uma distinção entre a cena underground e o mainstream. Bandas nacionais como o Agrotóxico e tantas outras, sobrevivem graças a um enorme esforço e amor pelo que fazem, nós não recebemos nem sequer 50% do que gastamos pra manter a banda ativa e, portanto, é um lamentável engano imaginar que bandas da cena Punk nacional têm algum lucro com venda de discos como ocorre no circuito fashion da MTV, onde além de possuírem as costas quentes de gravadoras e distribuidoras, as bandas possuem um maciço apoio da mídia.

No Punk é diferente, somos nós por nós mesmos, não queremos ajudas externas, mas precisamos de apoio da própria cena.

O fato é que, infelizmente há uma legião de pessoas que somente se aproveita do esforço e do investimento dos outros por pura comodidade ou egoísmo, preferindo gastar dinheiro em acessórios inúteis a contribuir efetivamente com a cena de que dizem fazer parte, comprando discos, pagando ingressos de shows, etc. Lamentável!

5 - VE-NE - No disco Libertação lançado em 2007 não pude deixar de observar a letra holocausto animal que foi muito bem escrita e colocada . A letra alerta sobre o especismo humano e diretamente a libertação animal, a banda defende os direitos dos animais?

O Agrotóxico aborda diversos temas em suas letras e até então, apesar de já termos escrito algumas coisas sobre ecologia, nunca tínhamos abordado o especismo e a exploração animal. Acreditamos que a defesa da causa animal é, sem dúvida, uma bandeira que todos os seres humanos de bom-senso devem levantar, pois não se pode mais admitir que em pleno século XI ainda nos deparemos com casos como: Animais usados em testes para produção de cosméticos; Comércio de peles; Rodeios, Touradas, Caça esportiva, ou mesmo a alta produção e consumo de carne, que como se sabe é responsável por 80% do desmatamento da Amazônia, além de ser um dos maiores causadores do efeito estufa, isso sem falar é claro, dos métodos cruéis pelos quais os animais são abatidos.

6 - VE-NE - Na edição de número 299 em abril 2008 da Maximum Rock'n Roll ( zine/revista sobre hardcore e punk americana ) houve uma resenha muito positiva sobre a banda e sobre o próprio hardcore brasileiro e seus lançamentos diversos. Imagino que o pior já passou e agora podemos produzir discos tão bom quanto os gringos e por esse motivo estaríamos passando por um momento bom na nossa cena hardcore/punk brasileira atualmente ?

Acho que estamos em termos num bom momento. Hoje possuímos bons estúdios, uma interação maior com a cena de outros países e um amadurecimento musical maior, todavia, a já falada questão dos excessivos downloads tem ocasionado uma efetiva queda no número de lançamentos agravado também por uma baixa freqüência de público nos shows.

7 - VE-NE - O Agrotóxico se prepara para a sua quarta turnê européia que será em julho/agosto de 2009 , vocês estão sentindo a mesma emoção da primeira tour ? Ou já estão mais acostumados com o velho continente ? Quais as expectativas desta nova turnê ?

A gente sempre se empolga com novas turnês, até porque, embora essa já seja a 4ª turnê do Agro, ainda vamos pra Europa com menos freqüência do que gostaríamos. Essa, nos parece, será a melhor turnê da banda, tudo está sendo cuidadosamente organizado e divulgado. O line-up da tour terá além do Agrotóxico, bandas muito conhecidas na Europa como Rawside, Rasta Knast e Bambix, sendo que pela primeira vez tocaremos em grandes festivais como o Vive Le Punk na França ao lado de Varukers, RDP, Heyoka, Fleas and Lice, etc e no maior festival Punk do mundo, o Force Attack, onde tocarão bandas como UK Subs, Anti Nowhere League, DOA, Mad Sin, Los Fastidios, Menace, etc. Além disso, ainda há um show na Alemanha com o lendário The Freeze e a turnê promoverá o lançamento de um split 7” com o Rawside e do nosso primeiro DVD e, portanto, estamos contando os dias para cair na estrada.


8 - VE-NE - O Agrotóxico pensa em excursionar na ámerica do norte e em países da américa central também ? E por não dizer a própria américa do sul ? O que impediria ou impede esse feito histórico para a banda ?

Nós recebemos freqüentes convites pra tocar nos Estados Unidos (onde devemos lançar o Libertação em breve), mas como todos trabalhamos e dependemos de férias para poder encarar viagens desse tipo, precisamos optar entre América do Norte ou Europa, sendo que no primeiro caso, as coisas seriam mais incertas e, portanto, temos optado em permanecer com turnês européias.

Quanto à América do Sul e Central, seria realmente demais, mas embora também recebamos muitos convites, esbarramos no mesmo problema de falta de tempo e até mesmo de grana, pois é bem possível que não encontremos condições para bancar pelos menos parte dos nossos custos. Ainda assim, não está fora dos nossos planos tocar em lugares como EUA, Colômbia, Argentina, Chile, etc...

9- VE-NE - O tão aguardado DVD com a história da banda vai sair antes ou depois da tour européia ? Os fans aguardam ansiosos. ( Inclusive este que vos escreve. )

O DVD finalmente foi para a fábrica e deve sair até o final de Junho. Foi um processo cuidadoso e muito caprichado. Sem falsa modéstia, talvez seja o DVD mais completo de uma banda nacional. O conteúdo (história da banda), trabalho gráfico, edição e som ficaram muito bons, o filme contará com depoimentos de grandes amigos como Ariel, Jão, Markon, etc e terá legendas em inglês. O DVD também contém um show completo filmado em SP, menu interativo, discografia, fotos, posters, etc. Estamos 100% satisfeitos com o resultado!

Aliás, é importante frisar que juntamente com o DVD (na mesma caixa) será lançado nosso primeiro CD AO VIVO que também ficou com excelente qualidade e desta forma, esperamos conseguir fazer uma boa distribuição para que todos possam ter uma cópia original e de qualidade e por um valor realmente baixo.

10 - VE-NE - Bem as perguntas na minha cabeça são inúmeras e se deixar eu fico aqui até não sei quando perguntando mas vou encerrando por aqui desejando-lhes a melhor sorte do mundo na tour européia agora no mês de julho e início de agosto e gostaria de dizer que vendo vocês como outras bandas representando o Brasil dessa forma positiva me sinto orgulhoso e feliz de saber que todos os nossos esforços e trabalhos estão sendo colhidos agora e de uma forma positiva e produtiva , muito obrigado ao Agrotóxico e desejo todo o sucesso a banda . O espaço final é de vocês , digam o que quiserem :

Agradecemos pela força de todos no decorrer desses 16 anos de estrada e principalmente ao VE-NE pelo espaço cedido. Fiquem ligados no http://www.myspace.com/agrotoxicohc e http://www.redstar77.com/ para saber das novidades da banda.

UP THE PUNKS, FUCK THE FAKES !!!

Agrotóxico ao vivo / Live :


Watch this : The Agrotóxico be on tour in Europe now in July 2009, see the dates go to shows and support the hardcore scene worldwide:

2 comentários:

  1. Muito boa a entrevista dom os Agros!!!

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo e continue acompanhando o blog , abraços .

    ResponderExcluir

Comentários x Comments